logo
Feb 18
Histórico PDF Imprimir E-mail

O Instituto Cultural Filadélfia é uma entidade filantrópica sem fins econômicos, caracterizando-se hoje pelo atendimento social na região da Zona Leste do Município de São Paulo.

Priorizando as camadas da sociedade que estão excluídas, a entidade tem por missão: “Defender os direitos da criança e do adolescente e apoiar o exercício da plena cidadania da pessoa destituída de direitos fundamentais, através de práticas educacionais e assistenciais diversificadas, envolvendo a comunidade”.

O Instituto está localizada na Região do Aricanduva, no bairro de Vila Antonieta próximo à favela Aguiar da Beira com a população estimada em 250.000 mil habitantes e com crescimento projetado anualmente em cerca de 3,5%.

O Instituto Cultural Filadélfia teve o inicio de suas atividades com o trabalho voluntário nascido do interesse e da indignação da comunidade, pelo fato das situações de muitas crianças e adolescentes do bairro, que muitas vezes ficavam com o tempo ocioso perambulando pelas ruas após horário escolar e muitas outras ficavam trancadas em suas casas sozinhas enquanto alguns pais saiam para trabalhar.

Assiste atualmente, oferecendo um atendimento direto, à aproximadamente 300 famílias carentes, algumas com muitas proles, pais desempregados, mães solteiras; e a Comunidade, distribuindo leites, frutas e legumes.