logo
Apr 19
Orquestra de cordas PDF Imprimir E-mail

Formação de uma orquestra com 39 participantes, entre juvenis e adultos, divididos entre violinos, violas e violoncelos. O inicio pelas cordas se deve a dois fatores básicos: as cordas representam a espinha dorsal de uma orquestra. A criação de um Pólo Musical na Comunidade oferece oportunidade de satisfação pessoal através dos benefícios interativos da musica, além da valorização do conceito família-escola, ao mesmo tempo em que pais e filhos têm a circunstância adequada de participarem juntos de ensaios e concertos, colaborando indiretamente com interação familiar. Desta forma, lazer, cultura, arte, entretenimento e educação estarão reunidos num único lugar, gerando um congraçamento positivo da Comunidade.

PÚBLICO ALVO e FAIXA ETÁRIA: Crianças e adotopolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 06 a 18 anos, priorizando os que se encontram em situação de vulnerabilidade social assim como suas respectivas famílias.


STRATÉGIA DE AÇÃO: Curso válido para iniciantes. Oferecido em forma de Prática de Orquestra, o professor desenvolve noções de percepção (teoria, ritmo, harmonia e historia da música), técnica do instrumento e pratica de grupo. Cada turma é composta por 26 violinos, 08 violas e 05 violoncelos. Os alunos não precisam ter conhecimento prévio, nem possuir o instrumento, pois será fornecido pelo Instituto na hora da aula. Assim, os alunos só terão contato com o instrumento ao lado do professor, o que garantirá um total controle das primeiras experiências musicais. Sendo o seu primeiro recital realizado em quatro meses.